Cananéia Animal – Amor não tem raça

Cananéia Animal – Amor não tem raça

Cananéia Animal é um projeto criado por voluntários, moradores da região, que se unem com o objetivo de melhorarem a situação de vida de animais domésticos (cães e gatos).
A conscientização, adoção e castração, segundo o grupo, é a melhor forma de mudar a situação atual de alguns animais e proporcionar uma vida mais digna para esses pets.
Os recursos para cuidar desses animais são adquiridos através da ajuda pontual de algumas pessoas, protetores, comerciantes, veterinários ou mesmo através do Bazar da Pechincha, realizado exclusivamente para captar fundos para esse fim.
O grupo não possui abrigo próprio, mas conta com a ajuda de protetores para abrigar temporariamente os animais abandonados e através de Feiras de Adoção, encaminhá-los para lares responsáveis, que deverão cuidar com amor e dedicação do novo amigo.
Voluntários do grupo Cananéia Animal fazem questão de destacar que algumas pessoas já abrigam e cuidam de dezenas de animais abandonados, dedicando suas vidas à essa causa. Porém esses protetores independentes, mais ou menos 5 na cidade, estão cada vez mais sobrecarregados, devido à falta de controle populacional, de campanhas de conscientização por parte do poder público ou pelo aumento de animais abandonados, alguns de raça, inclusive. “Não é a falta de recursos que causa o abandono, mas sim a falta de amor e zelo para com os animais. É necessário que a população se conscientize que um animal precisa de amor, carinho e cuidados, se não conseguir doar o mínimo desses itens, não os adquira”, enfatizam.

Posse Responsável
Diante da atual realidade, a posse responsável é uma das melhores opções para diminuir a quantidade de animais abandonados, então, antes de adquirir um animal pense:
– Considerando que o tempo de vida médio de um animal doméstico é de 12 anos, verifique se toda a família está de acordo em adquiri-lo, se terão recursos para mantê-lo e quem cuidará dele em caso de viagens.
– Adote animais de abrigos públicos e privados em vez de comprar por impulso.
– Informe-se sobre as características e necessidades da espécie escolhida – tamanho, peculiaridades, espaço físico.
– Sempre mantenha o seu animal dentro de casa, jamais solto na rua. Ele pode atacar uma pessoa, ser atropelado, sofrer maus tratos, brigar com outros animais, pegar doenças ou, até mesmo, uma cria indesejada. Para os cães passeios são fundamentais, mas apenas com coleira/guia e conduzido por quem possa contê-lo.
– Cuide da saúde física e psicológica do animal. Forneça abrigo, alimento, vacinas, leve-o regularmente ao veterinário, dê banho, escove-o, dê atenção e carinho e o mantenha em um ambiente saudável e adequado.
– São formas de maus tratos e crime: agressões físicas, envenenamento, manter o animal sem água ou comida, amarrados sob sol ou chuva, abandoná-los na rua ou não tratar do mesmo quando estiver doente ou ferido. Caso saiba de algum vizinho ou conhecido que pratique alguma dessas ações denuncie! Não seja conivente!
– Evite crias indesejadas, castre os machos e fêmeas, pois a castração é a única forma definitiva de controle da procriação, sem falar que não apresenta contraindicações.

Qualquer pessoa pode contribuir com a melhoria de vida de um pet
– Doando ração para protetores independentes cadastrados no grupo Cananéia Animal, pois são pessoas sérias e comprometidas com o bem-estar desses animais.
– Doando roupas e objetos usados ou novos para o Bazar da Pechincha.
– Acolhendo temporariamente animais em tratamento ou que estão na fila de adoção.
– Zelando pela saúde física e psicológica de todo animal, tratando-o com carinho e respeito.
Mais informações acesse www.facebook.com/cananeiaanimal

Compartilhe….Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Author Description

Kira Gordon

Kira Gordon

Ainda não há comentários.

Junte-se a conversa