Stand up Padle – Esporte com prancha que mais cresce no mundo

Stand up Padle – Esporte com prancha que mais cresce no mundo

Se existe um lugar propício para a prática de remada, seja ela stand up padle, canoa havaiana ou caiaque, dentre outros, esse lugar é Cananéia. Além de suas belezas naturais, o praticante de remada pode desfrutar das águas calmas que o canal de Cananéia proporciona.
Nessa edição iremos comentar um pouco sobre o stand up padle, que é atualmente, o esporte com prancha que mais cresce no mundo. O motivo é bem fácil de entender: além de possibilitar uma grande integração com a natureza, a modalidade não depende das ondas para ser praticada. Outro grande potencial do esporte é que ele pode ser praticado por pessoas de todas as idades e sem qualquer preparação física.
Remo em pé (REP), stand up Paddle Boarding (SUP) ou na língua havaiana, Hoe He’e nalu (que significa Ku= em pé, Hoe=Remar, He’e=Surfar, Nalu=Onda), tem sua origem vinda das Ilhas Havaianas, datada em meados de 1960 em Waikiki (Havai), onde os famosos Beach Boys se encarregaram de dar o pontapé inicial neste esporte. Sua história está diretamente ligada ao Surf e surgiu como uma maneira de os instrutores administrarem os seus grandes grupos de alunos, que se mantinham em pé nas pranchas, apoiados com um remo, com o intuito de terem mais visibilidade.
Em meados dos anos 90, alguns dos principais surfistas havaianos como Laird Hamilton, Brian Keaulana, Dave Kalama e Rick Thomas, iniciaram a prática de SUP como forma de alternar os treinos de Surf, na impossibilidade de praticá-lo quando o mar não estava em condições favoráveis. Com o passar dos anos foram participando em eventos como o Molokai to Oahu Paddleboard Race e Makaha’s Big Board Surfing Classic.
O SUP no Brasil chegou por intermédio de dois surfistas (Jorge Pacelli e Haroldo Ambrósio) trazendo equipamentos mais modernos. Logo após, este interesse foi crescendo e se tornou febre, praticado em praias do Rio de Janeiro, São Paulo, no sul do país, lagos e rios em Brasília. Agora já podemos encontrar surfers em muitas das corridas de Paddleboard como participantes de SUP.
O Stand up paddle pode ser praticado em quatro modalidades, são elas: Race (corrida), Wave (stand up padle em onda), Freestyle (livre, onde o atleta pode fazer uma simples remada ou manobras) e Rafting (descida com correnteza) e pode ser praticado por mulheres, homens, crianças, de qualquer idade e sem qualquer preparação física.
Segundo André e Patrícia Mafetoni, proprietários do Mafetoni SUP, o Stand up padle é um esporte aeróbico, completo e lúdico, que trabalha o corpo e a mente. Por ser praticado em cima de uma superfície móvel (a água), exige equilíbrio constante. “Mesmo um iniciante ou a pessoa mais experiente tem que manter as pernas e o abdômen contraídos para a manutenção do equilíbrio, trabalhando todo o corpo, pés, pernas, abdômen, braços. Ajuda também na coordenação motora, na postura corporal e traz muitos benefícios ao coração. Durante a remada o corpo libera endorfina e serotonina, substâncias que estão ligadas à sensação de bem estar. Considerada um analgésico natural, a endorfina ajuda na redução do estresse e ansiedade, alivia as tensões e dos traz sensação de paz.
Também é uma ótima terapia, trazendo momentos de total relaxamento à mente. Você pode remar com amigos, parentes ou até sozinho”, afirmam.
Uma prancha de stand up padle com os equipamentos necessários gira em torno de R$ 2.000.00, mas também pode ser alugada por R$ 50,00 a hora.
Cananéia já foi cenário para algumas matérias de stand up padle, dentre elas Corpo em Ação da TV Tribuna (filiada à Rede Globo), Revista Stand up e Revista Trip. E não é por menos, pois aqui existem lugares fascinantes, de uma natureza preservada sem igual e para onde se olhar, é possível a prática do esporte. É um clube a céu aberto, proporcionando aos atletas e iniciantes um local perfeito para as remadas.
Passeios não faltam, remada até o banco de areia; visita à ponta da Trincheira, extremo sul da Ilha Comprida; ida até o Pereirinha (Ilha do Cardoso) na companhia dos golfinhos; remada até o Rio Boguaçu com manguezais repletos de caranguejos, dentre outros. A vista é sempre regada a muito verde, diversos animais marinhos e pássaros exóticos. Não há dúvidas que Cananéia está se tornando o point preferido de quem ama a natureza e os esportes.

Fonte:
https://en.wikipedia.org/wiki/Standup_paddleboarding
http://www.mundosup.com/stand-up-paddle/o-que-e-stand-up-paddle-081014/

Compartilhe….Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Author Description

Kira Gordon

Kira Gordon

Ainda não há comentários.

Junte-se a conversa